segunda-feira, 30 de junho de 2008

PAULO, O HOMEM DO MISTÉRIO DE CRISTO (Ef 3,1-13).

PAULO, O HOMEM DO MISTÉRIO DE CRISTO. É por isso que eu, Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os pagãos... se ao menos estais informados da graça que Deus me concedeu, para realizar o seu plano a vosso respeito, como por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. Podeis constatar, ao ler-me, a percepção que tenho do mistério de Cristo. Este mistério, Deus não o deu a conhecer aos homens das gerações passadas como acaba de revelar agora pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, membros do mesmo corpo, associados à mesma promessa, em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu pondo em obra o seu poder. Eu, que sou o último dos últimos de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a impenetrável riqueza de Cristo e de pôr à luz como Deus realiza o mistério mantido oculto desde sempre nele, o criador do universo; assim doravante as Autoridades e Poderes, nos céus, conhecem, graças à Igreja, a múltipla sabedoria de Deus, segundo o projeto eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. Em Cristo, portanto, nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximar com toda a confiança. Por isso, eu vos peço, não vos deixeis abater pela tribulações que eu sofro por vós: elas são a vossa glória.
scm/.-

sexta-feira, 27 de junho de 2008

TODOS REUNIDOS EM CRISTO (Ef 2,11-22).

TODOS REUNIDOS EM CRISTO. Lembrai-vos portanto de que outrora, vós que trazíeis sinal do paganismo em vossa carne, vós que éreis chamados de "incircuncisos" por aqueles que se pretendem "circuncisos" em consequência de uma operação praticada na carne, lembrai-vos de que, naquele tempo, éreis sem Messias, privados de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. (...)
scm/.-

quarta-feira, 18 de junho de 2008

DA MORTE À VIDA (Ef 2,1-10).

DA MORTE À VIDA. E vós, que estáveis mortos por causa de vossas faltas e dos pecados em que estáveis metidos outrora, quando seguíeis o deus deste mundo, o príncipe que se interpõe entre o céu e a terra, o espírito que age agora entre os rebeldes... E do número destes éramos também todos nós, que nos abandonávamos outrora aos desejos da nossa carne; fazíamos as suas vontades, seguíamos os seus estímulos e estávamos por natureza, tanto quanto os outros, destinados à cólera. Mas Deus é rico em misericórdia; por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, deu-nos a vida com Cristo -- é por graça que vós sois salvos -- , com ele nos ressuscitou e nos fez sentar nos céus em Jesus Cristo. Assim, com sua bondade para conosco em Jesus Cristo, ele quis mostrar nos séculos futuros a incomparável riqueza de sua graça. Com efeito, é pela graça que vós sois salvos por meio da fé; e isso não depende de vós, é dom de Deus. Isso não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as boas obras, que Deus preparou de antemão, a fim de que nelas nos empenhemos.
scm/.-

terça-feira, 10 de junho de 2008

PRECE DE ILUMINAÇÃO (Ef 1,15-23)

PRECE DE ILUMINAÇÃO. Eis por que eu também, desde que soube da vossa fé no Senhor Jesus e vosso amor para com todos os santos, não cesso de render graças a vosso respeito, quando faço menção de vós em minhas orações. Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria, que o revele a vós e faça conhecer verdadeiramente, que ele abra o vosso coração à luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza de sua glória, da herança de que ele vos faz participar com os santos, que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos; a sua energia, a sua força omnipotente, ele as fez operar e Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a Autoridade, Poder, Potência, Soberania e de qualquer outro nome capaz de ser nomeado, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e o pôs, no topo de tudo, como cabeça da Igreja que é o seu corpo, a plenitude dAquele que o próprio Deus repleta totalmente.
scm/.-

sábado, 7 de junho de 2008

"EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS"

ENDEREÇO E SAUDAÇÃO (1,1-2).
ENDEREÇO E SAUDAÇÃO. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Jesus Cristo: a vós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
UMA GRAÇA SEM LIMITE (1,3-14).
UMA GRAÇA SEM LIMITE. Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda a bênção espiritual nos céus, em Cristo.
Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.
Ele nos predestinou a ser para ele filhos adoptivos por Jesus Cristo, assim o quis a sua benevolência
para o louvor da sua glória, e da graça com que nos cumulou em seu Bem-amado:
nele, por seu sangue, somos libertados; nele, nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça.
Deus a concedeu abundantemente a nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e inteligência;
Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo
para levar os tempos a sua plenitude: reunir o universo inteiro sob um só chefe, Cristo,
o que está nos céus e o que está sobre a terra;
Nele também, recebemos a nossa parte: de acordo com o projecto daquele que tudo conduz ao sabor da sua vontade, fomos predestinados
a ser, para louvor da sua glória, os que de antemão esperaram no Cristo,
Nele, ainda, ouvistes a palavra da verdade; o Evangelho que vos salva.
Nele, ainda, crestes e fostes marcados com o sinete do Espírito prometido, o Espírito Santo,
adiantamento da nossa herança até a libertação final em que dela tomaremos posse,
para o louvor da sua glória.
scm/.-