segunda-feira, 7 de julho de 2008

EDIFICAR O CORPO DO CRISTO (Ef 4,1-16).

EDIFICAR O CORPO DO CRISTO NA UNIDADE. A isto portanto vos exorto no Senhor, eu que estou prisioneiro: vivei a vossa vida de acordo com o chamamento que recebestes; em toda a humilodade e mansidão, com paciência, suportai-vos uns aos outros na amor, aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, do mesmo modo que a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.
A cada um de nós, entretanto, a graça foi dada segundo a medeida do dom de Cristo. Daí esta palavra:
Tendo subido às alturas, ele capturou prisioneiros;
deu dons aos homens.
Ele subiu!
Que quer dizer isto, senão que ele também desceu até embaixo na terra? Aquele que desceu é também o que subiu mais alto que todos os céus, a fim de plenificar o universo. E os dons que ele deu foram apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e docentes, a fim de pôr os santos em condições de cumprir os ministérios para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura de Cristo em sua plenitude.
Assim, nós não seremos mais crianças, jogados de um sentimento a outro, arrastados à deriva por todo o vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos pela sua astúcia a transviar-nos no erro. Mas confessando a verdade no amor, cresceremos sob todos os aspectos em direcção aquele que é cabeça, Cristo. E é dele que o corpo inteiro, coordenado e bem-unido graças a todas as articulações que o assistem, com uma actividade distribuída segundo a medida de cada um, realiza o próprio crescimento para construir-se a si mesmo no amor.
scm/.-

Nenhum comentário: